HISTÓRIA

CEASAS DO PAÍS

Em 1970 o comércio de hortifrutigranjeiros era praticado em mercados obsoletos e, assim como na rua, não havia nenhum tipo de regulamentação, nem de higiene; não havia fiscalização fitossanitária, não havia classificação da fruta, não havia sistemas de embalagens padronizadas.

Em 1972 foi criado o Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac) delegando à Cobal, hoje Conab, a  organização e a expansão do setor de hortifrutigranjeiros. Neste momento, o mercado começa a se organizar tendo o produtor e o atacadista a oportunidade de trabalhar em um espaço limpo. Com fiscalização fitossanitária, sistemas de embalagens padronizados e o melhor o comprador na sua porta, as Ceasas começam a ser construídas. 

Em articulação com estados e municípios, foram implantadas 21 centrais de abastecimento no país.  A iniciativa gerou benefícios para toda a cadeia produtiva e para o consumidor final, pois a partir do momento em que a concentração de ofertas ocupava o mesmo local, poderia melhorar o processo de padronização, adequação de embalagens e incentivo à produção para exportação. A ideia era simples. Concentrar a produção num imenso mercado atacadista e organizar a comercialização, o que é também a formação de um preço justo.

Com este mercado atrativo, os próprios produtores começaram a diversificar os produtos, além de criarem novas fronteiras produtivas. Os exemplos foram os enormes cinturões verdes em torno dos centros urbanos ou nas áreas circunvizinhas. Isto contribuiu para que a regularidade da oferta fosse mantida e a qualidade dos produtos garantida, reduzindo os custos.

Infelizmente em 1986, em função de novas diretrizes governamentais, o sistema foi bruscamente interrompido a partir das mudanças dos controles acionários das centrais. 

As Ceasas foram estadualizadas e cada governo passou a administrar sua Ceasa conforme as próprias diretrizes. Criou-se um vácuo entre as mesmas, não havia mais informações trocadas e o intercâmbio praticamente esgotou-se. Isto afetou enormemente o mercado de hortifrutigranjeiros.

Com o processo de extinção, houve um consenso entre as Centrais que necessitavam de algo que mantivesse a ideia do sistema. Então, em 1987, foi criada a Abracen  (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), que funciona como o único elo entre as diversas Centrais do país.

O setor de hortifrutigranjeiros é o que mais cresce no mundo, segundo a Abracen. A quantidade comercializada nos mercados atacadistas brasileiros até 2010 girava em torno de 17 milhões de toneladas. Movimenta mais do que os grãos e mais que as maiores empresas do setor supermercadista brasileiro.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) somente atrás da China e da Índia. O produtor sem uma Ceasa próxima, muitas vezes fica entregue à sua própria sorte, na etapa mais importante pra ele: a comercialização. Pois é nessa etapa em que se determina a sua própria continuidade no ramo.

CEASA/RS

A CEASA/RS (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul) é uma empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural. Tem 1.579 produtores e 303 empresas.

Foi fundada no ano de 1974, no governo Euclides Triches, e fez parte do Sistema Sinac (Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento). Foi estadualizada no ano de 1989,  juntamente com todas as outras Ceasas do Brasil. A Ceasa/RS está entre as quatro principais Centrais de Abastecimento do País e da América do Sul.

A CEASA/RS (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul S/A  ) —  é uma sociedade por ações de economia mista, cuja gestão compete ao governo do Estado do Rio Grande do Sul por intermédio da Secretaria  da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Foi constituída através da Lei Estadual nº. 5993/70 e da Lei Municipal n. 3413/70. Posteriormente, através do Decreto nº. 70.502/72 que regulamenta o SINAC. 

De acordo com Lei nº 8819/89, foi autorizado ao Estado do Rio Grande do Sul receber as ações da União Federal. Isto deixou o Estado na condição de majoritário da CEASA/RS.

As obras de construção foram iniciadas em 1971 e concluídas em 1974, e suas atividades de comercialização iniciaram em 25 de setembro de 1973, com a transferência dos usuários do Mercado da Praia de Belas, próximo ao Centro Histórico da Capital, para as dependências da CEASA/RS. A inauguração oficial ocorreu no dia 8 de março de 1974.

OBJETIVOS SOCIAIS

Dentre seus objetivos estão o aspecto social de sua atividade, com orientação e fiscalização do mercado hortifrutigranjeiro, representando um centro polarizador entre produtores, comerciantes e consumidores.

A CEASA/RS propicia um equilíbrio de preços, em razão da maior oferta, ocasionando o controle da elevação abusiva de preços e combate à formação de monopólios na distribuição de alimentos.

ESTRUTURA FÍSICA

Localizada no município de Porto Alegre, na avenida Fernando Ferrari, 1001,  bairro Anchieta, com acesso privilegiado próximo à BR 290 (Freeway) e BR 116, a CEASA/RS conta com excelente infraestrutura para comercialização incluindo entre outros, bancos, escritórios de prestação de serviços, restaurantes, estacionamento, segurança 24 horas. Nos dias de grande movimento, chegam a circular pela Central cerca de 45 mil pessoas dos mais diversos municípios do Estado e mais de 15 mil veículos.

Dentre as atividades técnicas operacionais da Empresa, citamos:

Fonte de consulta de pesquisadores e divulgação dos avanços no setor, sendo realizados acompanhamentos conjunturais de oscilações de preços de mercado e suas respectivas tendências, que são divulgados em rádio e utilizados pela Emater e Sindicatos de Trabalhadores Rurais em todo o interior do Estado. O Comparativo é feito com base semanal de preços de um total de 35 produtos. A análise conjuntural é feita com base neste comparativo e vem discorrer a respeito de possíveis causas para alteração das informações apontadas. Este material é disponibilizado no site da CEASA/RS (www.ceasa.rs.gov.br).

Cotação de preços de atacado de hortigranjeiros contendo especificações gerais dos produtos, como peso, tipo de embalagens, preços segundo a qualidade. Dispondo de um sistema de divulgação desses preços por e-mail, telefone e pela internet.

Outro serviço muito procurado é a grade histórica em volumes e preços médios por produto, cujos principais clientes são as universidades, Iepe, Secretaria da Fazenda, Emater, Celic/RS, etc. 

Relatório anual para o ICMs, com processamento das atividades básicas de controle estatístico de entrada que se referem a 700 cargas diárias ou cerca de 182.000 cargas anuais que abastecem a CEASA com os mais variados tipos de hortaliças, frutas e flores. Depois de processados tais controles estatísticos servem de base ao cálculo do retorno do ICMs para 119 municípios gaúchos.

O cadastramento de produtores e o controle dos dados contidos nas declarações de produção são realizados por uma equipe técnica que faz vistorias de lavouras buscando confirmar a produção de alguns permissionários e orientá-los sobre o funcionamento da CEASA.

Medição Grau Brix, a CEASA observa 12 graus “brix” (teor de açúcar) como o mínimo para a comercialização do kiwi, conforme determina a portaria nº 34/98 do Ministério da Agricultura.

Realização de palestras técnicas sobre comercialização a produtores, universitários dos cursos de Nutrição, Hotelaria, Agronomia e estudantes de Escolas Técnicas Agrícolas.4