Após a rápida manifestação do presidente da Conab, Newton Araújo Silva Júnior, que falou sobre a criação de um grupo com participação de representantes de todos os setores do Agronegócio para alavancar os mercados de abastecimento no país, com apoio de instituições financeiras como o BNDES, o presidente da Ceasa, Ailton dos Santos Machado, iniciou sua palestra.
Ailton abriu o segundo dia do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento falando sobre um assunto que domina porque foi produtor e é um estudioso do tema: a produção e distribuição de alimentos ao longo da história. Com o auxílio de slides, o presidente da Ceasa traçou uma linha do tempo para explicar a evolução da produção de hortifrutigranjeiros como fator primordial para a vida saudável e como elemento garantidor da paz entre os povos.
Lembrou dos reflexos das guerras para as sociedades, das consequências da fome, além de citar estudos da Organização Mundial da Saúde e da Anvisa. E salientou, mais uma vez, o que as agências de saúde preconizam mundo afora: consumir hortifrutigranjeiros é fundamental para a saúde de todos.