Ceasa doou 700 quilos de alimentos

A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, se uniu ao mutirão solidário que fornece refeições para mais de 200 moradores de rua após o fechamento do restaurante popular de Porto Alegre.

Nesta sexta-feira (17), o Banco de Alimentos doou 260 kg de hortifrutigranjeiros (batata-doce, bergamota, beterraba, brócolis, chuchu, mamão, pimentão e tomate). Na terça-feira passada, foram 160 kg e, no dia 10 de maio, 280 kg de frutas, verduras e legumes doados do excedente comercializado por produtores e atacadistas.

A Ceasa atende a um pedido feito pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra), uma organização privada, sem fins lucrativos, que também se apresentou para ajudar. Os kits são distribuídos pelo Banco de Alimentos para a Adra que prepara as refeições destinadas às pessoas em vulnerabilidade social cadastradas pelo município.

Os alimentos doados pela Ceasa — e os que são comprados pela prefeitura — são preparados em uma carreta com cozinha e servidos, provisoriamente, em uma sala do Ginásio Tesourinha, no bairro Menino Deus.

Segundo o presidente da Ceasa, Ailton dos Santos Machado, a parceria vai durar o tempo que for necessário ou até que a prefeitura encontre e abra novos espaços para acolher e alimentar os moradores de rua.

— Nós colocamos a Adra em uma grade extra sem prejuízo às instituições cadastradas que recebem semanalmente os alimentos — afirmou Ailton.

A Ceasa também conseguiu condições especiais para que a Adra comprasse carnes e ovos dos permissionários. No dia 10, o primeiro da parceria, a agência comprou 720 ovos e 15 quilos de carne.

Para o diretor regional da Adra Brasil, Landerson Serpa Santana, a ajuda da Ceasa é fundamental neste esforço coletivo para garantir refeições aos desassistidos.

— Os alimentos são escolhidos criteriosamente, têm qualidade e garantem uma alimentação balanceada, com variedade — elogiou o diretor da Adra.

Alunos de Riozinho visitam a Ceasa

Um grupo de 22 alunos do 5º e do 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ulisses Guimarães, de Riozinho, visitou a Ceasa nesta sexta-feira (17). Eles vieram acompanhados do diretor Vanderlan Lampert e de  professores da instituição. Além de conhecerem um pouco da história da Ceasa e de seu funcionamento, o grupo foi levado pelo gerente técnico, Claiton Colvello, até o GNP, onde ficam os produtores. Segundo a professora Litieli Wumsch, a experiência foi a melhor possível, já que eles mantêm uma horta na escola. Lá cultivam hortaliças e legumes que são utilizados na alimentação dos estudantes e funcionários. O excedente é vendido para gerar recursos para a escola.

– Plantamos alface, chicória, tomate, tempero verde, rabanete, tomate e cenoura – revelou o diretor.

Os estudantes também aproveitaram a passagem pela Ceasa para visitar os boxes das empresas atacadistas e conhecer a Central de Flores.