Diante dos prejuízos causados pela queda na comercialização de hortifrutigranjeiros nesses dias de luta contra a pandemia, a Ceasa decidiu ajudar os permissionários. Por decisão administrativa, aprovada pelos conselheiros, será adiada a cobrança de parte das taxas de rateio, no percentual de 20%, durante os meses de abril, maio e junho, para as empresas atacadistas, e nas competências de maio, junho e julho, para os produtores rurais.
Os valores descontados serão cobrados em julho, agosto e setembro, para as empresas atacadistas, e nas competências de agosto, setembro e outubro, para os produtores rurais; meses em que o impacto do valor das despesas de luz, água, limpeza e segurança é menor.
Para conceder essa ajuda tivemos de reduzir temporariamente investimentos em setores que podem esperar. Também assumimos o pagamento, em três vezes, dos cerca de R$ 400 mil que serão gastos na implantação da rede área de energia elétrica de média tensão. Com os cabos expostos acima da superfície, a identificação de danos ocasionais na rede será mais ágil e eficaz reduzindo a demora na resolução de problemas. Também, nesta rubrica, ampliamos o prazo de pagamento para os permissionários. O valor será parcelado em 24 vezes para produtores e atacadistas. Problemas pontuais que afetem os permissionários poderão ser discutidos no setor financeiro. Telefones: 2111-6627 e 2111-6672.
Além dessas medidas emergenciais, a direção solicitou à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural que viabilize, junto ao Governo Federal, aporte de capital no valor de R$ 8 milhões, bem como que o Governo do Estado ofereça linhas de crédito por intermédio do Banrisul e Badesul aos produtores e empresas atacadistas que operam neste entreposto.
A Ceasa continua atenta às conseqüências econômicas impostas pelo isolamento social e pelo fechamento de vários estabelecimentos comerciais que são clientes dos produtores rurais e das empresas atacadistas deste complexo. Caso seja necessário, a direção tomará novas medidas para socorrer os permissionários.