A palestra sobre a Diabetes e as atividades ligadas à saúde, com testes de glicose e medição de pressão arterial, foram os destaques desta quarta-feira na 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Ceasa. A programação prosseguiu no período da tarde com a palestra sobre consumo consciente proferida por Cibele Carneiro da Silva, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.
A explanação sobre a Diabetes, doença silenciosa detectada por exames clínicos que precisam ser feitos anualmente, centrou-se nas causas, sintomas e tratamentos dos dois tipos: Diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Após a apresentação, foram feitos testes do nível de glicose e medida a pressão arterial dos participantes. Houve sorteio de brindes no final.
De tarde, a servidora do setor de Unidade de Educação Ambiental da SMAM falou sobre a produção, separação e coleta do lixo doméstico na Capital. Cibele também referiu-se aos crimes praticados contra cães. Além dos maus tratos, a legislação municipal, estadual e federal preveem punição para os casos de negligência contínua (abandono), situação enfrentada pela Ceasa.
Cibele informou os serviços disponíveis para denúncia e como acioná-los, e também esclareceu as obrigações da Secretaria para com a população de animais de rua. Atualmente, a prefeitura só se responsabiliza pela castração e vermifugação de cães em situação de abandono. O programa Me Adota, mantido pela SMAM no Facebook e no Instagram, viabilizou a adoção de 200 cães somente em 2019. Durante o dia houve sessões de massagens relaxantes e terapêuticas .