A despedida de José Vicente

“Missão cumprida”

Há quase meio século, José Vicente Gonçalves Pereira passa boa parte do dia dentro da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul trabalhando para que ela seja o que ela é: uma das melhores Ceasas do país.

Hoje (31/1) ele se despede desta que foi a sua segunda casa. A casa que lhe abriu as portas e da qual sairá pela porta da frente, a mesma por onde entrou. Se despedirá também de colegas, produtores, atacadistas e dos inúmeros amigos que fez ao longo desta bonita trajetória. Aos 68 anos, Seu José decidiu se aposentar.

Ontem (30/1), funcionários fizeram uma festa surpresa para dar um até logo ao nosso funcionário mais antigo, porque no fundo todos sonham com a sua volta. A festa, com torta, salgados e refrigerantes, realizada no auditório da Ceasa, contou com a presença de diretores e ex-diretores, colegas, da esposa, Neuza, da filha, Vanessa, e dos netos Vinícius e Maria Clara.

Um mural com fotos de vários momentos do funcionário na Ceasa e com sua família emocionou a todos. As homenagens se sucederam e com elas vieram as lágrimas, os presentes, o troféu e muitos beijos e abraços. Até uma caricatura ele ganhou.

Primeiro cargo

José Vicente Gonçalves Pereira começou a trabalhar na Ceasa-RS em 19 de junho de 1973. Tinha 23 anos. Seu primeiro cargo foi de auxiliar administrativo no antigo Departamento Pessoal. O último, à frente da Tesouraria, exerce desde 1995 e dele se despedirá às 17h15 desta quinta-feira.

Hoje, portanto, é um dia muito especial. Para ele, certamente; mas, também, para nós que tivemos a honra de tê-lo conosco e de trabalharmos ao seu lado. Uma data em que a palavra saudade ficará, simbolicamente, impressa em todos os corações.

Segundo o presidente Ernesto da Cruz Teixeira, José Vicente Gonçalves Pereira é o único funcionário que pode representar a Ceasa “em qualquer lugar do mundo”. A declaração feita na festa de final de ano, em dezembro passado, dá a exata dimensão do funcionário que está nos deixando.

Ontem, ao explicar porque o efetivou como encarregado da Tesouraria na década de 1990, Ernesto Teixeira valorizou a formação moral sólida e incontestável de José Vicente, um  elogio que todo servidor público gostaria de receber:

— A única pessoa de confiança na Ceasa para ocupar este cargo era ele — afirmou o presidente, antes de abraçá-lo.

Após 45 anos, sete meses e 12 dias de trabalho, Seu José esvaziará as gavetas e fechará a porta do setor pela última vez. Antecipando-se à hora derradeira, ele aproveitou a festa para agradecer e finalmente anunciar:

“Missão cumprida, retorno à base”.

Nós, seus admiradores, é que agradecemos.

Obrigado, Seu José, por todos esses anos de dedicação, eficiência e correção no trabalho.

O senhor é um exemplo para todos nós.