Ação que se repete três vezes por semana, desde o início da pandemia, ganhou nova dimensão nos últimos dias em virtude do frio que anda fazendo. Na última sexta-feira (2/7), integrantes do Banco de Alimentos entregaram kits com hortifrútis e sacolas com agasalhos e cobertores para pessoas de baixa renda atendidas pelo programa social Prato Para Todos. O gesto solidário, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, acontece todas as quartas, quintas e sextas-feiras. Com as baixas temperaturas, a doação de peças de roupas, calçados e cobertores arrecadados em pontos de coleta na Ceasa e em evento promovido recentemente pela Associação dos Funcionários da Central chega em boa hora.
Residente no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, a dona de casa Maria Celina Rodrigues dos Santos, 68 anos, era só alegria. Mantimentos e agasalhos serão bem aproveitados por toda a família. Com Maria, moram a filha, o genro, e dois netos, um deles cadeirante.
— Gostaria de dar mil abraços em vocês para mostrar o que estou sentindo. Seria a melhor forma de retribuir — revelou a idosa, que permanece em casa por causa da pandemia.
Mesma felicidade foi demonstrada por Paulo Tadeu Danzmann, 68 anos, ao receber no portão de sua casa, no mesmo bairro, duas sacolas com roupas e alimentos.
Em outra parada da equipe, no Morro Santana, nova surpresa. Mesmo escondido, foi fácil perceber o sorriso que se abriu por trás da máscara de Heleni Fernandes, 63 anos. Ela recebeu a equipe do Banco de Alimentos em sua casa na Vila das Laranjeiras, no topo do Morro Santana, em Porto Alegre.
— Nossa, tá bom demais — comentou a idosa ao ser informada sobre o que acabara de ganhar.
Segundo o Banco de Alimentos, o kit de hortifrútis contém arroz, feijão, azeite, melão, abobrinha, pera, pepino, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, mamão mostarda e couve-flor.
Eva Domingues, 71 anos, da Agronomia (Capital), Olga da Silva, 66 anos, do Partenon (Capital) e Geni dos Santos, 69 anos, de Alvorada, entre outros idosos em isolamento social, também receberam frutas, legumes, verduras e agasalhos na manhã ensolarada de sexta-feira.