André Marcelo Muller, 44 anos
De degrau em degrau André Marcelo Muller chegou ao topo da L.B. Alimentos, empresa do Vale do Caí especializada no comércio de batata inglesa, batata-doce, cebola, alho e moranga cabotiá. A L.B. está há 41 anos na Ceasa – 26 deles acompanhados de perto por Marcelo, como ele é conhecido aqui.
Em 1994, quando entrou na empresa, Marcelo tinha 18 anos. Hoje, aos 44, olha para traz com orgulho da trajetória construída com paixão, conhecimento e dedicação pela atividade. Começou como carregador e passou pelos setores Financeiro e de Vendas até chegar à Gerência Comercial e se tornar um dos quatro sócios-proprietários dessa gigante que vendeu, somente no ano passado, cerca de 32,7 toneladas de produtos do seu mix.
Há 26 anos lidando com o público em diferentes cargos no maior entreposto de hortifrutigranjeiros do Estado, Marcelo aprendeu que o segredo do sucesso passa pelas boas relações pessoais, aperfeiçoamento profissional e, claro, por uma ampla visão de mercado.
— A Ceasa é igual para todas as empresas. Quem investir vai se dar bem. O investimento tem de ser feito aqui. Este é o diferencial das empresas com sucesso na Ceasa — disse o sócio-proprietário, que divide o comando da L.B. com Wagner Muller, André Schwaizer e Carolina Brandt.
Segundo Marcelo, em virtude da pandemia, a empresa vai fechar 2020 com redução de 15% nas vendas. A queda, no entanto, não afetou o quadro de funcionários, que se mantém praticamente o mesmo. Com sede em Vale Real, município do Vale do Caí, a L.B. tem cerca de 90 funcionários – 40 deles atuam nos sete boxes que a empresa ocupa nos pavilhões A2 (6) e A4 (1). Conta com uma frota de sete caminhonetes, quatro caminhões truck e duas carretas para atender pequenos e médios comerciantes e grandes redes de supermercado no Rio Grande do Sul.
Nas quintas-feiras, dia de maior movimento na Ceasa, a L.B. recebe de 480 a 530 pedidos de mercadorias que são entregues no mesmo dia.
— É uma loucura, o dia inteiro é assim — disse o gerente comercial, satisfeito com a preferência da clientela.
Sucesso que pode ser medido em números. Em 2019, a venda média mensal foi de 1.700 toneladas de batata inglesa, 780 toneladas de cebola, 135 toneladas de moranga cabotiá, 75 toneladas de bata-doce e 35 toneladas de alho.