A arquiteta gaúcha Maria Lourdes Seadi escolheu a Ceasa-RS como objeto de análise para o mestrado sobre Conservação do Patrimônio Arquitetônico. Ela estuda na Universidade Politécnica de Valência na Espanha. Segundo os pais de Maria, as fachadas em arco e os tipos de abóbadas existentes nos prédios da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul chamaram a atenção da filha que resolveu se aprofundar no estudo das curvas que modelam suas construções.
Hoje, Lourdes Brizuela e Manoel Luís Seadi estiveram na Ceasa para fazer as fotos solicitadas pela filha. As imagens serão utilizadas no seu trabalho acadêmico. Lourdes, com um celular, e Manoel, portando uma câmera fotográfica, fizeram várias imagens externas e internas do Galpão dos Não-Permanentes (GNP, também conhecido como Pavilhão dos Produtores), do setor de Manutenção e do Centro de Utilidades Públicas (CUP).
O casal também registrou detalhes do forro e do teto dos boxes dos atacadistas, bem como dos arcos que compõem a fachada da entrada pelo pórtico Norte. Imagens aéreas e um mapa do complexo de 42 hectares foram enviadas pela assessoria de comunicação para auxiliar a análise realizada pela mestranda brasileira.