Ceasa distribuiu 6.850 kg de hortifrútis

Além de beneficiar creches, associações comunitárias, entidades sociais e instituições que acolhem pessoas necessitadas, o Prato Para Todos distribui gratuitamente alimentos para pessoas carentes cadastradas no programa social da Ceasa. Em janeiro e fevereiro (até esta sexta, 22/2), foram doados 6.850 quilos de hortifrútis.

Todas as quartas, quintas e sextas-feiras pela manhã uma fila de idosos, aposentados, desempregados e donas de casa inscritas no programa se forma do lado externo, na Avenida Fernando Ferrari, por um bom motivo. Nestes dias, são entregues sacolas com hortifrútis para quem apresenta o cartão de beneficiado.

Para a dona de casa Maria de Lourdes Leão Guimarães, 69 anos, o kit de frutas, legumes e verduras é fundamental para alimentação da família. Uma vez por semana ela comparece na Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul para retirar a sua cota. Residente no bairro Estância Velha, em Canoas, Maria afirma que o deslocamento vale a pena.

— Não teria condições de comprar o que recebo de graça aqui — frisou.

Feliz da vida, a dona de casa Zaida Terezinha Rodrigues, 62 anos, aguardou a sua vez de encher a sacola. Segundo o auxiliar administrativo do programa social, Leonardo Colovini, o kit desta quinta-feira (21/2) teve banana, pêssego, mamão, cebola, salsa, rúcula, manjericão e couve. Zaida voltou para o bairro Cavalhada, na Capital, plenamente satisfeita.

— Graças à Ceasa ganhamos estes alimentos que são importantes no dia a dia — comentou, antes de se despedir da turma que continuava na fila.

Segundo o coordenador social do Prato Para Todos, Claiton Ferreira, o cadastramento de novos beneficiados foi suspenso temporariamente em razão de problemas na safra.