O cardápio de centenas de pessoas atendidas por instituições assistenciais da Capital e Região Metropolitana, cadastradas no Banco de Alimentos da Ceasa, ganhou um reforço e tanto nesta terça-feira (7/2): 4.352 quilos de frutos do mar. Segundo a coordenadora do Programa Social Prato Para Todos, Rosandrea Vargas, cerca de 100 entidades serão beneficiadas. Os camarões foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual em Osório, no Litoral Norte. Após ser retida por fiscais do Ibama, a carga irregular foi destinada para o Programa Mesa Brasil do Sesc/RS e repassada à Ceasa, que armazenou-a na câmara fria.
Além de levar a cota de camarões, cada instituição recebeu o kit de hortifrútis contendo alface, pimentão, batata inglesa, batata-doce, chuchu, brócolis e melão. Representantes das entidades trouxeram recipientes térmicos e caixas de isopor com gelo para levar os frutos do mar. Lúcio Barbosa, do Instituto de Amparo ao Excepcional (Inamex), localizado no bairro Cristal, em Porto Alegre, disse que a notícia foi festejada por crianças, adolescentes, adultos e idosos atendidos pela instituição.
— Sempre gostam de uma comida diferente — comentou Lúcio, enquanto aguardava os voluntários colocarem as caixas de hortigranjeiros ao lado da caixa de isopor lotada de camarões.
Sempre que uma apreensão de pescados e frutos do mar acontece, parte da carga retida é destinada para o programa social da Ceasa, que agradece uma vez mais ao Sesc/RS por esta parceria.
Lúcio Barbosa da Inamex