O contrato assinado esta semana pelo Governo do Estado com o Conselho Internacional
para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI), para criação de estratégias de enfrentamento das mudanças climáticas (ProClima 2050), incluí o projeto Ceasa + Verde. O anúncio do plano de ações foi feito pelo governador Eduardo Leite segunda-feira (23/10), na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, e contou com a
presença de secretários de Estado, entre eles o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini. O presidente Carlos Siegle de Souza também participou do ato de lançamento.
A inclusão da Ceasa nesse projeto foi acertada na semana passada, numa reunião do presidente com a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, e diretores da pasta. Em julho e agosto deste ano, Siegle conversou com diretores do ICLEI — ONG internacional voltada para o desenvolvimento de políticas de sustentabilidade urbana —, com o objetivo de alinhar o termo de cooperação técnica que resultará na elaboração e execução do projeto a ser implantado na Ceasa.
A parceria se dará de duas formas. Primeiro, na elaboração de projetos para colocação de placas fotovoltaicas, com o objetivo de reduzir ainda mais os gastos com energia, de uma Usina de Biogás, que transformará resíduos sólidos em energia limpa, e na gestão do lixo. A ONG também auxiliará a Ceasa na captação de recursos.
Fotos: Mauricio Tonetto / Secom