Distribuição de peixes e frutos do mar

Instituições assistenciais receberam anchovas, pescada e camarões

Pela primeira vez desde que foi criado, em 2003, o programa social da Ceasa — sociedade de economia mista vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural — distribuiu peixes e frutos do mar para cerca de 70 instituições assistenciais cadastradas no Prato Para Todos. Na segunda-feira, associações comunitárias, creches e asilos receberam 1.980 kg de anchovas e pescada. Na sexta-feira passada, 1.350 kg de camarões.

A doação é fruto de parceria da Ceasa com o programa Mesa Brasil do Sesc/RS em ações de combate à fome que beneficiam milhares de pessoas. O Mesa Brasil recebe pescados apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e repassa parte da carga para o Banco de Alimentos da Ceasa. O órgão de fiscalização atua em regiões onde a pesca é proibida.

Ontem, a fila de veículos de instituições cadastradas no Prato Para Todos lotou o espaço em frente ao Banco de Alimentos. Marcelo Costa Tazio, representante do Comitê da Cidadania e do Clube de Mães Rainha da Paz, de Sapucaia do Sul, trouxe duas caixas de isopor para levar a cota de pescados para as duas entidades.

Os peixes serão distribuídos para famílias carentes — revelou Marcelo.

Na sexta passada, a distribuição de camarões de tamanho médio surpreendeu as entidades. Feliz da vida, Edson Magalhães, do Grupo Nossa Senhora de Fátima da 3ª Idade, do bairro Bom Jesus, na Capital, disse como seria recebido pelos idosos.

Vai ser uma festa. Tem gente que vai chorar lá — afirmou.

Mariel Teixeira, da Semeando Esperança, instituição de Alvorada que distribui alimentos e roupas para famílias carentes, viu a caixa térmica com gelo ser preenchida em poucos segundos.

Vamos dar uma pouco para cada um – anunciou, enquanto observava a cota ser retirada da caminhonete refrigerada do programa Mesa Brasil.

Na sexta, além dos camarões, representantes das instituições levaram couve, couve-flor, maçã, mostarda e tempero verde doados pelos produtores e atacadistas do maior entreposto de hortifrutigranjeiros do Estado. Para o presidente da Ceasa, Ailton dos Santos Machado, a inclusão de pescados no kit de alimentos é um acréscimo significativo para a saúde dos beneficiados.

Quero destacar o fortalecimento da parceria com o Sesc/RS e a importância das proteínas, vitaminas e minerais presentes nos peixes e nos frutos do mar distribuídos. É um complemento e tanto para aqueles que recebem semanalmente o kit de frutas, legumes e verduras doados pelos permissionários – comentou Ailton.

De acordo com o gerente do Sesc/Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz, a destinação de pescados para a Ceasa ocorrerá sempre que houver apreensão de peixes e de camarões pelo Ibama.

Peixes destinados para doação