Servidores conferem a realidade da produção local
Nesta quarta-feira (9/9), servidores da Ceasa visitaram lavouras em São Sebastião do Caí e em Feliz, municípios do Vale do Caí. São pequenas propriedades de agricultores que comercializam sua produção no GNP (Galpão dos Não-Permanentes), conhecido como o Pavilhão dos Produtores. Esta atividade será feita mais vezes e em outras regiões do Estado.
Além de verificar a realidade da produção local, a encarregada do GNP, Helena Oliveira Jobim, e o orientador Cinésio Edwiges Teixeira Júnior aproveitaram a vistoria para cotejar informações registradas na Declaração de Produção e Intenção de Cultivo (Depic) fornecida pela Emater-RS e pelas secretarias municipais de Agricultura.
O documento traz os dados pessoais do produtor, endereço da lavoura, área total de produção, regime de exploração, tipo e variedades de cultivos e quantidade estimada para a colheita de cada alimento plantado.
É importante saber se a produção é individual ou em parceria, e se em algum momento o permissionário parou de produzir e passou a comprar hortifrútis de terceiros. Esses são apenas alguns dos questionamentos feitos durante a inspeção. Quando é constatada alguma irregularidade, o produtor é chamado para se explicar e poder ser avertido, multado e, caso seja reincidente, até impedido de vender seus produtos no entreposto.