Programação da 23ª Sipat

Terça-feira – 26/11

14h – Palestra sobre Alcoolismo, Tabagismo e DST com a psicóloga Kismara Schutz.

– Distribuição de brindes

Quarta-feira – 27/11

9h – Massagem Quick com Eliane Quevedo.

9h30 – Palestra sobre diabetes e atividades ligadas à saúde (testes de glicose e medição de pressão arterial).

14h30 – Palestra sobre consumo consciente com Cibele Carneiro da Silva da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

– Distribuição de brindes

Quinta-feira – 28/11

10h30 – Palestra sobre noções de primeiros socorros com o técnico em Segurança do Trabalho, Fernando Ferreira.

14h – Palestra sobre a importância da realização de exercícios físicos com André Caminero.

– Distribuição de brindes

Sexta-feira – 29/11

15h – Palestra sobre Profilaxia Azul com a técnica em enfermagem Mariel Helena Teixeira.

16h – Encerramento com a premiação da gincana que apresentou duas tarefas para as equipes: apresentar o maior número de cartinhas da campanha natalina “Seja Você Noel”, dos Correios, e montar uma árvore de Natal de 1,6 metros de altura com produtos recicláveis encontrados no complexo da Ceasa.

 

Começa a 23ª Sipat

Começou hoje e se estenderá até a próxima sexta-feira, a 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Ceasa. O tema deste ano é “Meio Ambiente – Cuide e Preserve”. Além da temática voltada para a natureza, outro assunto em destaque demonstra a preocupação da Ceasa com o abandono dos animais.

Hoje, na abertura do evento, a supervisora do Banco de Alimentos Rosandrea Vargas falou sobre o programa social Prato Para Todos da Ceasa. Dedé, como é conhecida entre os colegas, fez um rápido histórico do programa, de sua criação aos dias atuais, explicando os três eixos que o compõem: alimentação, educação e reinserção social.

O Banco estoca os itens que são distribuídos pelo Prato Para Todos, programa laureado em 2004 e reconhecido novamente em 2017 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos melhores programas de combate à miséria no Brasil. Dedé lembrou também que este ano o Banco de Alimentos, que coordena o programa social, foi um dos cinco modelos de gestão selecionados entre os 63 analisados pelo Ministério da Cidadania na Região Sul para elaboração de um manual de boas práticas.

No mês passado, graças à solidariedade e à sensibilidade social dos permissionários, alimentos doados por produtores e atacadistas chegaram à mesa de 77,8 mil pessoas, superando a média de 50 mil dos últimos meses. Um café encerrou a programação da manhã que será retomada à tarde, com a palestra sobre Alcoolismo, Tabagismo e DST. A comissão organizadora informa que haverá distribuição de brindes.

 

Nota de falecimento

É com pesar que a direção da Ceasa comunica o falecimento de Carlos Alberto Moreira Zanchy, 65 anos. Carlos era servidor terceirizado e trabalhava como auxiliar técnico contábil na Tesouraria. Ele morreu ontem à noite na Capital. Natural de Porto Alegre, Carlos ingressou na Ceasa em 1997 no setor de Contabilidade e depois passou para a Tesouraria, onde trabalhou por muitos anos ao lado de José Vicente Gonçalves Pereira. Chocado com a notícia da morte do amigo, José Vicente relembrou como era o convívio dos dois no dia a dia. “Além de ser colega, amigo e gremista, era uma pessoa responsável, correta, um parceirão”.

O presidente da Ceasa, Ailton dos Santos Machado, afirmou que Carlos era um profissional dedicado, responsável e muito conhecido entre os colegas por seu amor ao Grêmio, seu time do coração. A encarregada do RH da Ceasa, Rosa Fernandes, também guarda ótimas recordações do amigo de muitos anos. “Além de ser um bom profissional, ele era um grande ser humano, dedicado à família. O que mais chamava a atenção era o cuidado que ele tinha com as filhas”, frisou Rosa. A gerente Financeira Cláudia dos Santos cita outras qualidades do amigo de longa data. “Era uma pessoa honesta, competente, cumpridora de horário, bom pai e bom amigo”. Em nome da Ceasa, o presidente Ailton dos Santos Machado presta condolências à família.

O corpo será sepultado na manhã de terça-feira (26/11) no Cemitério Ecumênico João XXIII, em Porto Alegre.

Exemplos de gestão compartilhada

No último painel do Encontro Nacional da Abracem, o diretor administrativo-financeiro Celso Pazuch mostrou alguns exemplos de gestão compartilhada na Ceasa. Foram citadas obras e melhorias feitas em parceria com as associações de produtores e atacadistas. Além da reforma elétrica e da instalação de fibra óptica para melhorar o acesso à internet, investimento em outras áreas essenciais também foram mencionados: o recapeamento asfáltico, a modernização do sistema de segurança, os pavilhões de estacionamento coberto para clientes e investimentos das empresas que decidiram ampliar seus espaços físicos, adquirir equipamentos e expandir seus mercados. A palestra teve comentários dos representantes dos produtores, Evandro Finkler, e dos atacadistas, Sérgio Di Salvo.

Regulamentações e controle de pragas

Os últimos temas da parta da manhã de sexta-feira (22/11), no Encontro Nacional da Abracen/Brastece, foram abordados pelas gerências Financeira e Operacional e pela supervisão de Mercado. Cláudia dos Santos explicou a forma de cobrança das taxas de condomínio e como se faz o rateio de valores referentes à prestação de serviços como água, luz, segurança e limpeza. Jairo dos Reis Oliveira discorreu sobre o regramento interno e uma série de medidas adotadas de acordo com exigências da legislação vigente. Segundo Jairo, essas medidas acabaram gerando oportunidades e novos procedimentos em favor dos funcionários. O supervisor de Mercado, Vilmar Ferreira, responsável pelo setor de Orientação do complexo, citou a eficiência das ações de controle de pragas realizadas por empresa contratada para este fim.