Amigos, funcionários e usuários

Hoje me despeço desta empresa que cuidei como se minha fosse. Não vou listar todas as obras realizadas,  pois cansaria a todos e vocês também sabem tudo que foi feito.
Hoje estamos concluíndo os estacionamentos B5 e B6,  pagamos este ano 1 milhão e 700 mil reais de dívidas trabalhistas, construídas em gestões anteriores. Preferimos deixar a empresa enxuta e  sem dívidas do que um balanço positivo irreal.
O saldo de caixa hoje da Ceasa, conforme a foto do movimento diário, é de 5 milhões 868 mil 452 reais e 18 centavos (R$ 5.868.452,18).
Agradeço aos diretores Paulo Regla, Celso Pazuch e Ailton Machado que foram grandes parceiros neste momento sem precedentes que a Ceasa vive.
Agradeço aos funcionários do quadro, terceirizados, atacadistas e produtores que foram  grandes parceiros.

Um grande abraço.

Ernesto da Cruz Teixeira

Ailton Machado é o novo presidente

A Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul) está com nova diretoria. Em cerimônia nesta sexta-feira em sua sede, no bairro Anchieta, em Porto Alegre, na presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, empossou o novo diretor-presidente , Ailton dos Santos Machado, que assume em substituição a Ernesto da Cruz Teixeira. Os diretores administrativo financeiro, Celso Pazuch, e Técnico Operacional, Paulo Antônio Regla, foram reconduzidos aos cargos. A Ceasa é vinculada à Seapdr.

Em sua fala, o secretário Covatti Filho ressaltou a importância do trabalho realizado pela atual diretoria da Ceasa, que entrega a gestão com dinheiro em caixa. “Vamos auxiliar o novo presidente, para que o bom andamento da Central seja mantido e para que melhorias venham a ser realizadas. Considero a Ceasa um órgão de grande relevância para a economia do Estado, pois muitas famílias dependem dos produtos que são vendidos aqui”, disse o secretário.

O novo diretor-presidente, em seu discurso, lembrou seus primeiros dias de trabalho na Ceasa, há mais de 30 anos, vendendo produtos agrícolas. Machado já presidiu a Associação de Produtores de Ceasa por dez anos, foi conselheiro e, na gestão passada, atuou como diretor técnico. Ele destacou o trabalho realizado até o momento e as melhorias de infraestrutura que já estão prestes a serem iniciadas, tais como a instalação de fibra óptica em substituição às antenas que levam sinal de internet ao local. “Vou dedicar todos os meus esforços para tornar a Ceasa, que já presta um ótimo serviço, ainda melhor”, afirmou.

Prato para Todos

Antes do ato de posse, o secretário Covatti Filho, acompanhado da diretoria da Ceasa, conheceu a sede do programa social Prato para Todos, que beneficia mais de 50 mil pessoas mensalmente com doações de alimentos provenientes do excedente de vendas de produtores e atacadistas. Quase 400 entidades de Porto Alegre são beneficiadas pelo programa, que também já capacitou mais de 8 mil pessoas em oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos ministradas em um ônibus-escola.

Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Emater, Iberê Orsi; o diretor executivo da Fecoagro e ex-secretário do Desenvolvimento Rural, Tarcisio Minetto; prefeitos e vereadores, e representantes de fundações, associações e entidades de classe.

A Ceasa em números

A Ceasa conta com infraestrutura para comercialização incluindo bancos, escritórios de prestação de serviços, restaurantes, estacionamento e segurança 24 horas, entre outros. Atualmente, a Ceasa conta com 1986 produtores ativos, 679 carregadores autônomos, 226 empresas atacadistas e 2062 empregados de empresas atacadistas.

Em 2018, o total estimado de comercialização foi de R$ 1,3 bilhão de reais — valor equivalente à venda de 620 milhões de quilos de produtos.

Texto e fotos de Eduardo Malta Oliveira (Seapdr)