Ministro elogia programa Prato Para Todos

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Social, Osmar Terra, após a reunião com o governador, José Ivo Sartori, prefeitos e secretários, na tarde de ontem (21), conversou com o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira.

 

Impressionado com os números alcançados pelo programa “Prato Para Todos”, disse que é, sem dúvidas, o maior programa social entre as Centrais de Abastecimento do país. Terra ainda confirmou que fará uma visita à Ceasa/RS, junto com o secretário de Segurança Alimentar, Caio Rocha para conhecer de perto o programa que é “tão importante para o governo do Rio Grande do Sul”.

 

O ministro demonstrou interesse de que sua pasta atue ativamente ajudando o programa  a crescer ainda mais. Conforme o presidente da Ceasa/RS, a data da visita será marcada para um futuro bem próximo.

Prato Para Todos atinge meta de atender 50 mil pessoas

O programa social da Ceasa/RS, “Prato Para Todos”, alcançou a meta de 50 mil atendimentos neste mês de dezembro.

 

Ou seja, são 50 mil pessoas beneficiadas mensalmente com doações de alimentos provenientes do excedente de vendas dos produtores e atacadistas da Central de Abastecimento do Estado.

 

O “Prato Para Todos” é o maior programa do gênero de todas as Ceasas do país.

 

“Foi possível atingir esse expressivo número graças ao aumento da produção de alimentos ocasionada neste período de início de verão”, explica o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira.

 

Também capacitamos mais de 2 mil pessoas em 57 oficinas do programa, que são dadas no ônibus-escola. Nas oficinas, ministradas pelo SESC, nosso parceiro, são oferecidas aulas de combate ao desperdício de alimentos, utilizando partes não-convencionais como cascas e folhas em receitas.

 

Sobre o programa

 

O programa “Prato Para Todos” é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), através da Ceasa/RS, com a parceria do Gabinete de Políticas Sociais, SESC/Fecomércio e a empresa Seven Boys, e foi lançado no Dia Mundial da Alimentação, em 16 de outubro de 2015.

 

O Prato para Todos atende quase 400 entidades de Porto Alegre como creches comunitárias, instituições filantrópicas e asilos, e mais de 180 famílias do bairro Anchieta, no portão da Ceasa/RS.

Inserção Social. Voluntário do programa é contratado

Conforme o previsto, a Ceasa/RS vai contratar, de forma terceirizada, um dos voluntários do programa social, Prato Para Todos.

Diogo Pena Lopes, que atua como voluntário no programa há 7 meses, está em processo de recuperação no uso de drogas há mais de 8 meses, será contratado para prestar serviço no banco de alimentos do próprio programa.

Ele é o primeiro voluntário contratado de outros que ainda virão. Conforme o presidente da Ceasa/RS, Ernesto Teixeira, sempre que houver possibilidades, haverá contratações de voluntários. “Esse é o terceiro eixo do Prato Para Todos, o da inserção social. Os demais são o social e o alimentar”, salientou Ernesto Teixeira.

A contratação foi anunciada na manhã desta sexta-feira (13) com a presença dos coordenadores do programa, Otalício Nunes, Claiton Ferreira e Ivanise Mancio. Também estiveram presentes, Dalva Mello que representou as diretorias Operacional e Administrativa Financeira e a chefe de Gabinete Bárbara Machado.