Você sabe o que fazer quando uma pessoa sofre uma parada cardíaca? Respostas a essa e a outras perguntas foram dadas de forma clara, objetiva e didática, na manhã desta quinta-feira, durante a palestra “Noções de primeiros socorros”. O tema foi abordado pelo técnico em Segurança do Trabalho, Fernando Ferreira, em painel da 23ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) realizada pela Ceasa.
O profissional passou informações básicas e ações imediatas que as pessoas devem tomar para garantir a sobrevida da vítima até a chegada de uma ambulância com equipe médica especializada. De acordo com ele, a primeira coisa a fazer é entrar imediatamente em contato com Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), descrevendo a situação do paciente.
Segundo Fernando, os dois primeiros minutos são fundamentais para o salvamento de uma vida. Ele explicou também como proceder em casos de pessoas que se engasgam com comida, brinquedos ou pequenos objetos. A desobstrução das vias aéreas é um procedimento delicado que requer conhecimento e deve ser feita por um profissional da área da saúde.
Além do auxílio de slides projetados no telão, Fernando demonstrou a forma correta de pressionar o tórax da vítima de parada cardiorrespiratória. Lembrou que esse tipo de procedimento deve ser feito com a pessoa deitada em uma superfície rígida, entre outras dicas.