Kit de alimentos é retirado no Portão 6

Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h, a fila que se forma em frente ao Porto 6 da Ceasa chama a atenção. Nesta sexta (18), não foi diferente. Antes de os funcionários do Banco de Alimentos iniciarem a distribuição dos kits com frutas, legumes, verduras, chocolate e saquinhos com sabão em pó, idosos, donas de casa, aposentados e desempregados cadastrados no programa social Prato Para Todos aguardavam ansiosos pela retirada dos alimentos.
Segundo a coordenadora Rosandrea Vargas, cerca de 80 pessoas foram atendidas. “Hoje, vieram também os que são beneficiados na quarta-feira, porque nesse dia a Ceasa não abriu”, explicou Dedé, como é conhecida. Cada kit contém rabanete, berinjela, abobrinha, tomate-cereja, alface, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, cenoura, alho-poró, pepino e laranja. Além dos hortigranjeiros, os cadastrados também levaram barras de chocolate e sabão em pó.
Dona de casa, Maria Terezinha Ortiz de Melo, 62 anos, se desloca com ajuda de uma muleta. Apesar da dificuldade, sempre comparece no dia certo para levar comida pra casa.
— Essa ajuda é muito valiosa, sempre agradeço a Deus e à Ceasa, pois esses alimentos são muito caros para se comprar — afirmou Maria Terezinha, que mora no bairro Humaitá.
Aposentada, Jurema Félix Ferreira, 87 anos, veio de ônibus para retirar o kit que garante a sua alimentação. Com recursos disponíveis apenas para compra itens da cesta básica, Jurema complementa a refeição diária com os hortifrútis que recebe da Ceasa.
— É uma maravilha isso aqui. Sem essa ajuda seria difícil. Moro sozinha e minha aposentadoria mal dá para pagar as contas — declarou a moradora do bairro Jardim Leopoldina.

O Banco de Alimentos da Ceasa atende semanalmente 468 famílias carentes e 150 instituições assistenciais (asilos, creches, associações comunitárias, etc.). Neste momento, em virtude da redução da oferta de produtos, não estamos aceitando novas inscrições. Os hortigranjeiros distribuídos para pessoas de baixa renda e instituições são doados por produtores e atacadistas para o Banco de Alimentos. Aos permissionários, nosso eterno agradecimento.

Maria Terezinha Ortiz de Melo, 62 anos
Jurema Félix Ferreira, 87 anos