— Elas têm nomes, formas, aparências e sabores inusitados.
Você que gosta de frutas já ouviu falar em Pitaya, Noni e Seriguela? E em Physalis, Kino e Atemoia? Essas e outras frutas chamadas exóticas, como Canistel, Sapoti, Lichia ou Mangostim são as grandes estrelas dos boxes 1, 2 e 3 da Dico Comercial de Frutas e Legumes, no Pavilhão A3 da Ceasa-RS.
E não chamam a atenção apenas por terem nomes estranhos. Suas formas, aparências e sabores também aguçam a curiosidade dos clientes. O proprietário Paulo Escobar já provou algumas e gostou.
— Esta aqui é a Atemoia, mas não pode ser consumida agora. Só quando estiver bem madura — explica Paulo, mostrando fruta rica em sais minerais e vitaminas.
Paulo é da segunda geração de uma família que iniciou nesta atividade quando o mercado da Ceasa-RS funcionava no bairro Praia de Belas. No expositor de frutas em frente ao box 1, o permissionário pode traçar um mapa simbólico do Brasil e da América do Sul. Sapoti e Jenipapo vêm do Ceará, Pitaya de Santa Catarina, Noni da Bahia, Seriguela e Kino de São Paulo. Já a Pitaya Amarela vem de longe, da Colômbia. São apenas alguns exemplos de frutas diferentes que estão à sua espera na Dico e nos boxes de outras empresas na Ceasa-RS.
Curiosidades
Pitaya: rica em fibras, a Pitaya contém vitamina C, cálcio, potássio, sódio e carboidratos, com excelentes qualidades digestivas e de baixo teor calórico.
Mangostim: de origem asiática, é a “rainha das frutas tropicais”. Rica em vitaminas C e E, é uma fonte potente de antioxidantes que ajudam o organismo a combater os danos causados por radicais livres.
Kino ou Kiwano: fruta originária da África. Sua cor é alaranjada com tentáculos curtos e grossos ou pontiagudos. Sua polpa é amarela ou verde, com uma textura gelatinosa que tem o aroma meio ácido. Rico em potássio, sendo digestivo e ligeiramente laxante.
Lichia: contém ácido nicotínico, cálcio, carboidrato, fósforo, ferro, fibra, gordura, potássio, proteína, riboflavina, sódio, tiamina e vitamina C.
Figo da Índia: seu sabor é bem parecido com uma combinação entre a pera e o melão. O suco da fruta favorece a digestão.