Hoje, na CEASA/RS, foi um dia de progresso na busca pelo alimento seguro! As instituições integrantes do Grupo de Trabalho Alimento Seguro se reuniram na tarde desta sexta-feira para discutir os resultados do monitoramento de resíduos de agrotóxicos analisados no ano de 2023 e assuntos relativos às ações que serão implementadas na sequência destes trabalhos.
Além do Presidente da CEASA, Carlos Siegle, do Gerente Técnico Claiton Colvelo, coordenador deste grupo de trabalho, e do Agrônomo Léo Marques, estiveram presentes os representantes do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público do RS – CAOCON/MPRS, da Procuradoria Geral da Justiça – PGJ-RS, do Centro Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde – CEVS/SES, da EMATER-RS, do SEBRAE-RS, da Associação dos Produtores Hortigranjeiros da CEASA RS, da FETAG-RS e da UFRGS.
Uma das pautas discutidas foi a substituição da coordenação do GT para o Léo Marques devido à saída do atual coordenador Claiton Colvelo no PDV, visando a continuidade das ações.
O programa GT Alimento Seguro é fundamental: ele monitora e estimula a redução dos índices de uso inadequado de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros comercializados na CEASA.
A metodologia de trabalho se dá por meio de orientações técnicas e análises laboratoriais das amostras coletadas. O Curso de Boas Práticas Agrícolas também é importante, pois capacita os produtores da CEASA RS, garantindo que estejam atualizados com as melhores técnicas e práticas para o cultivo, colheita e manuseio dos alimentos.
Essa formação contribui diretamente para a produção de alimentos mais seguros e de qualidade, alinhados com os padrões exigidos pelos consumidores e pelos órgãos reguladores.
https://www.instagram.com/p/C59pPO-OT8k/?utm_source=ig_web_copy_link