O presidente Ailton dos Santos Machado compareceu sábado (12/2) à abertura da 14ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e da 4ª Festa do Moranguinho, no distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, na Serra gaúcha. Região de onde vem boa parte da produção de hortifrútis que é vendida na Ceasa, a Serra retomou a realização de suas festas mais tradicionais. Após um período de ausência, em virtude da pandemia do Coronavírus, os eventos voltaram em ambiente mais amplo e ventilado, para uma programação presencial segura e confortável aos visitantes.
Em seu pronunciamento, Ailton parabenizou os organizadores das festas, revelou a excelência dos números da Ceasa e destacou a pujança da produção local. Dois terços da cebola e da uva e um terço do moranguinho enviados de Flores da Cunha para o maior entreposto de hortifrutigranjeiros do Estado são produzidos em Otávio Rocha.
As atividades que enaltecem a produção dessas duas frutas seguem até o dia 20 de fevereiro no Largo da Igreja Matriz, em Otávio Rocha. A última edição havia ocorrido em 2017. Segundo os organizadores, o evento era realizado a cada quatro anos, mas foi cancelado em 2021 por causa da pandemia. A Fecouva inclui shows, almoços típicos, exposições de uva e morango, desfiles e venda de produtos coloniais. A agenda completa pode ser conferida no site fecouva.com.br.