Melancias nunca estiveram tão doces

Teste da quantidade de açúcar em frutas

Preocupada com a qualidade dos hortifrutigranjeiros vendidos aos consumidores, a Ceasa realiza testes e análises laboratoriais que indicam se os alimentos estão bons para consumo. Um deles é o teste do grau Brix, responsável pela indicação do percentual de doçura das frutas medido pelo refratômetro.

Este mês e em novembro, servidores da Gerência Técnica analisaram 37 amostras de melancias — fruta bastante suculenta de sabor levemente doce e agradável. Foram sete dias de testagem (cinco em novembro e dois em dezembro). As frutas foram coletadas no pavilhão de produtores e atacadistas que cultivam a fruta no Rio Grande do Sul.

Segundo testes da quantidade de açúcar, o grau de doçura das amostras variou de 9,3 graus a 12,4 graus Brix. Ou seja, em nenhuma delas o teor de doçura foi inferior ao preconizado pela União Europeia (9° Brix). A maioria das análises apontou teor superior a 10°. Algumas inclusive superaram os 12° Brix.

De acordo com o gerente técnico Claiton Colvelo com base em considerações da Embrapa, a União Europeia recomenda teor de sólidos solúveis mínimo de 9° Brix, devendo-se, entretanto, preferir valores a partir de 10° Brix, que são mais aceitos pelo mercado interno.

Os sólidos solúveis constituem importante critério para avaliação da qualidade dos frutos. Representa uma medida da concentração de açúcares e outros sólidos diluídos na polpa ou suco do fruto. Os açúcares correspondem à maioria dos sólidos solúveis existentes na polpa. Em melancia, o seu conteúdo varia de acordo com as regiões internas do fruto, ou seja, normalmente a polpa é mais doce no centro que na região próxima ao mesocarpo”, explica Claiton Colvelo.

Outros números

Quantidade de toneladas de melancias que ingressaram na Ceasa nos últimos cinco anos

2016 – 40.965,88 toneladas

2017 – 43.928,04 toneladas

2018 – 42.366,94 toneladas

2019 – 40.682,24 toneladas

2020 – 40.925,13 toneladas

Procedência da fruta em 2020

Rio Grande do Sul

Pará

Bahia

Minas Gerais

São Paulo

Paraná

Santa Catarina

Mato Grosso do Sul

Goiás

Tocantins