A Ceasa/RS informa que regularizou o abastecimento de mercadorias vindas de outros estados do país. Até as 9h da manhã da última sexta-feira (4/11), chegaram ao complexo 60 caminhões que ficaram trancados nos últimos dias em bloqueios nas rodovias, principalmente, em Santa Catarina.
Ontem (3/11), quando apenas um caminhão dos 50 esperados chegou à Ceasa, começou a faltar diversos tipos de produtos hortifrutigranjeiros no complexo. O mais afetado foi o tomate que é fornecido, especialmente, pela região Sudeste. Além dele também ficou impactada a oferta de pimentões, chuchus, batatas, cebolas, vagem, melancia, mamão e manga vindos dos estados do Sudeste, bem como os produtos provenientes do Nordeste, como abacaxi, melão, mamão, manga, uvas, cebola e coco.
Apesar de os caminhões terem ficado parados nos bloqueios, a Ceasa informa que não foram registradas perdas de mercadorias em volumes significativos, uma vez que o clima frio ajudou a preservar os alimentos. Também não está sendo percebida grandes variações de preços entre os clientes que circulam hoje pelo complexo. “Felizmente, as empresas hoje estão todas abastecidas e os preços praticados são praticamente os mesmos do período anterior às manifestações, regulados pela oferta e procura”, afirma o presidente da Ceasa, Ailton dos Santos Machado.