Estas fotos cedidas gentilmente pelo arquiteto e professor de arquitetura da UFRGS, Sérgio Marques, mostram a Ceasa como você nunca viu. São imagens feitas, provavelmente, um pouco antes ou logo depois da inauguração do complexo em 8 de março de 1974.
Em uma das fotos estão os arquitetos gaúchos Carlos Maximiliano Fayet e Cláudio Luís Gomes de Araújo (de bigode), duas referências na arquitetura do Rio Grande do Sul. Além de Carlos Fayet e Cláudio Araújo, Carlos Eduardo Dias Comas e José Américo Gaudenzi integraram a equipe que projetou a Ceasa. O engenheiro e arquiteto uruguaio Eladio Dieste, que criou a técnica denominada cerâmica armada, ajudou a calcular a estrutura e foi autor do projeto de cobertura dos prédios. Em 1978, Fayet, Araújo e Dieste fundam o Escritório de Arquitetos e passaram a desenvolver projetos em outros Estados do país.
Outras obras de Fayet
Arquiteto, urbanista e professor, Carlos Fayet, falecido em 2007, é autor de outras obras conhecidas em Porto Alegre: o Palácio da Justiça (co-autoria com o arquiteto Luís Fernando Corona); o Auditório Araújo Vianna (co-autoria com o arquiteto Moacyr Moojen Marques); a Refinaria Alberto Pasqualini (co-autoria com os arquitetos Cláudio Araújo, Moacyr Moojen Marques e Miguel Alves Pereira); a Praça Itália, entre outros.